Quem vê o sorriso que a auxiliar de limpeza Tatiana Lima (40 anos) abre ao entrar na pequena casa onde vive com seus quatro filhos nem desconfia que o lugar, um dia, já lhe causara muita insatisfação. Localizada no Parque Santo Antônio, zona sul de São Paulo, a casa de dois ambientes sempre foi motivo de orgulho para a família. Mas, sem condições financeiras para fazer melhorias, apresentava problemas que incomodavam a todos.
“Na entrada, onde é a cozinha, a telha ficava exposta. Por conta do teto sem forro, o ambiente gelava bastante nos dias mais frios. As paredes eram escuras e cheias de buracos. No piso, as cerâmicas eram antigas e já estava quebradas”, recorda. Os fios de eletricidade, à vista, preocupavam não só pela estética, mas também pela segurança. “Eu tinha vergonha, meus filhos também. Eles são adolescentes e tinham receio de trazer amigos”, desabafa a mãe da Pâmela (18 anos), do Kaique (16), da Nicole (12) e da pequena Lorenna (1 ano).
Início da mudança
A família de Kátia foi contemplada pela rede #GeneroCidades da Vivenda que, com o apoio de parceiros, custeia reformas para pessoas em situação de vulnerabilidade. Esse foi o começo de uma nova história. A auxiliar de limpeza escolheu reformar o cômodo de entrada, onde ficam fogão, geladeira, micro-ondas e um beliche, e que a família usa como cozinha e dormitório.
Após visitar o local, ouvir os desejos de Tatiana e apontar o que poderia ser feito no espaço, a equipe da Vivenda elaborou um projeto e em poucos dias deu início à reforma. Foram cinco dias. A auxiliar de limpeza conta que se surpreendeu com a velocidade e elogia a mão de obra: “Foi tão rápido que nem acreditei. A equipe trabalhou muito bem e fez um ótimo serviço”, avalia.
Um novo lar
O resultado da reforma foi uma transformação que encheu a família de felicidade. As velhas telhas que tanto incomodavam a auxiliar de limpeza sumiram de vista e deram lugar a um forro de PVC com uma luminária de LED. “O teto ficou muito bonito, essa parte que me alegrou bastante.”
O piso quebrado foi trocado por uma cerâmica nova e as paredes foram forradas e pintadas. Para dividir os ambientes, uma porta sanfonada foi instalada e a porta e janela principais também foram trocadas. A atualização da parte elétrica da casa trouxe beleza e segurança ao ambiente: “Os fios ficavam à mostra, mas agora estão todos embutidos e com as tomadas certinhas no lugar”, descreve.
Para Tatiana, a emoção de ver o cômodo com cara de novo se renova a cada dia: “Sou muito grata à Vivenda e aos doadores que possibilitaram essa reforma. Que Deus abençoe todos vocês! Ainda hoje, quando eu acordo e olho para a cozinha, eu fico muito feliz, vejo um novo lar. Meus filhos também amaram e estão muito felizes”.