Elisângela Gonçalves tem 38 anos, é casada com Jax e tem três filhos: a pequena Ester (2 anos), Jhonatan que tem deficiência intelectual (7) e o Eduardo, (12). A família inteira mora em um pequeno cômodo no Parque Santo Antônio, na Zona Sul de São Paulo.
As condições da residência estavam precárias. “Meu esposo é servente de pedreiro e até tentava fazer melhorias na casa, mas como não temos um emprego formal, mal dá para pagar as despesas básicas, quanto mais pra bancar uma reforma.” desabafa.
A entrada da casa contava com um degrau com cerca de 40 cm para amenizar o impacto das enchentes. “O ambiente não tinha janela e nem ventilação, a circulação de ar vinha apenas da porta de entrada”, relembra. Já o banheiro, não tinha pia, as paredes eram de madeira e estava separado da casa. “Como a aqui é pequeno, o tanque ficava na entrada da casa, que servia tanto para lavar roupa como as louças”, conta.
O começo da transformação
Elisângela conheceu a empresa de reformas por meio do SASF São Luiz, Serviço de Assistência Social à Família na periferia que faz acompanhamento psicossocial e educacional de famílias em extrema vulnerabilidade. Em virtude da parceria do SASF com a Vivenda, a família de Elisângela foi contemplada pela rede #GeneroCidades que, com o apoio de parceiros, custeia reformas para pessoas em situação de risco.
A Loft Brasil faz parte dessa rede parceira e, enquanto a Vivenda assumiu a mão de obra, a empresa se responsabilizou pelo financiamento da reforma toda.
Ao reformar o cômodo, a casa inteira foi transformada. O chão que era de cimento, ganhou piso, uma parte de umas das paredes recebeu azulejos, definindo a área da cozinha, além da instalação de gabinete. Além disso, a casa recebeu pintura, tratamento de mofo, reinstalação elétrica, hidráulica e esgoto. “Aqui tinha um telhado de telhas, agora ficou muito mais claro e bonito com o forro novo e a janela pequena que colocaram”, avalia.
Gente unida por mais mudanças
Receber a reforma renovou o ânimo de Elisângela e da família. Ao testemunhar na igreja que frequenta sobre as mudanças que aconteceram em sua vida com a chegada da reforma, a comunidade se mobilizou para colaborar e juntos, construíram o banheiro para a família.
“Nós não teríamos condições de pagar por essa obra. Mudou tudo na casa e em nossas vidas. Está tudo mais bonitinho. Agora, as crianças andam descalças, brincam à vontade no quintal. Está muito melhor”, comemora Elisângela.
Confira o vídeo que a Loft fez sobre a parceria com a Vivenda e a mudança na história de Elisângela: